Desenvolvendo uma API RESTful em NodeJs

Felipe Panegalli
3 min readFeb 24, 2019

Depois de muito tempo (posso dizer que foram anos hahaha) pensado em escrever algum artigo sobre conhecimentos adquiridos ao logo dos anos, saiu em uma conversa entre amigos depois de uma discussão de como montar uma API para ser consumida por alguns produtos que estavam sendo desenvolvidos. A partir dessa ideia, decidi criar uma série de artigos falando sobre a criação de uma API, desde a sua concepção até sua finalização.

Para iniciar, o que é uma API? A API provém do Inglês Application Programming Interface, ou também conhecida como Interface de Programação de Aplicação (IPA), é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.

E o tal de API RESTful? Primeiramente tem que ser falado do REST que significa Representational State Transfer ou seja, Transferência de Estado Representacional. Quando utilizamos os verbos como DELETE, POST, GET, PUT entre outros, estamos utilizando um conjunto de princípios de arquitetura REST já o RESTful, é a capacidade de determinado sistema aplicar os princípios de REST. Mas calma, se você não entendeu, você irá entender mais a frente quando começarmos a implementar nossa API.

Pré Requisitos:

  • Node.JS que pode ser encontrado aqui.
  • A IDE para o desenvolvimento será o VSCode (mas você poderá utilizar qualquer um de sua escolha: PHPStorm, Sublime Text…)
  • Ter conhecimento prévio de Javascript e ES6. Caso não tenha não se preocupe, nas próximas etapas serão explicados alguns conceitos básicos para que você acompanhe esse projeto do começo ao fim.

Instalação do Node.JS

Primeiramente, você deve fazer o download do Node.JS nesse link, após isso, baixar a versão LTS que no momento em que estou criando este artigo, é a versão 10.15.1 LTS conforme a imagem abaixo:

Escolha da versão do nodejs.

Ao clicar na versão LTS, você irá iniciar o download do Node, não se preocupe, ele irá detectar qual SO está utilizando e irá baixar (nesse caso, ele está baixando para o macOS x64).

Após a finalização do download, no window é só abrir o instalador e seguir os passos para a instalação o mesmo vale para o MacOS. Para verificar se tudo está ok, basta abrir o cmd (windows) ou terminal (mac) e digitar o seguinte comando:

# Para verificar a instalação do Node
node -v
# Verificar o gerenciador de pacote npm
npm --version

Se estiver tudo ok, irá retornar as versões do node e npm.

Nas próxima etapa, iremos iniciar nosso projeto instalando os pacotes que iremos trabalhar como: expressjs, nodemon, mongoose, mongodb entre outros.

Deixe seu comentário, bem como, o que você deseja ver na elaboração dessa API já que estamos começando do zero…

Abraços =]

--

--